segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

CASARÃO PROMOVE




PREPARATIVOS DO ARRASTÃO DO BOI

BOI MEALHEIRO

 A cultura não existe sem a capacidade de transformação, criadora.  Apesar de não ser considera tão importante pela nossa sociedade de consumo, as pessoas que a valorizam no exercício da vida têm condições de oferecer respostas mais criativas à vida. A oficina de trabalho muitas vezes se encontra no improviso, as manjedoura do dia a dia. Exemplo disso é o que está acontecendo nas ruínas da casa de cultura de Currais Novos. Num ambiente deteriorado consegue-se produzir o inusitado.
A atriz Cris Flores e o artistaplástico Paulo Herôncio.




Lá está servindo de local para confecção dos "Bois Mealheiros", mealheiros gigantes em forma de boi que serão expostos em pontos da cidade com o objetivo de arrecadar doações financeiras para o “Arrastão do boi” que acontecerá nesse carnaval.


Artistas destemido transformam vasilhames usados, tonéis, em graciosas obras de arte. Um trabalho coletivo em que as idéias são compartilhadas e os potenciais de cada um valorizado. Macramê de fitas, colagens, aerografias, reutilização de materiais diversos estão sendo empregados para compor as peças, conseguir uma forma agradável e curiosa. O resultado tem surpreendido a todos, esperamos, agora, a resposta da população, a colaboração financeira para cobrir os custos do Arrastão do Boi. 

Artista plástico Manoel
No primeiro plano o artista Plástico Francinaldo Moura a direita e Eidson Miguel.

Um dos Bois Mealheiros




quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

SIM, TEM CARNAVAL EM CURRAIS NOVOS

VEM AÍ O CARNAVAL CULTURAL, O ARRASTÃO DO BOI

Produtores culturais se reuniram no atelier do artista plástico Assis Costa para discutir os encaminhamentos a respeito do Carnaval Cultural em Currais Novos, evento que terá na sua programação o Arrastão do Boi, uma homenagem ao Boi do Trangola, e concurso de fantasia. Coordenada por Adriano Nunes e Paula Érica se fizeram presente na reunião: Siderley Jatobá, a atriz e dançarina Cris Flores, o músico Francínio e componentes da Associação Avoante de Cultura, Cn agitos, Grupo Caçoá de Mamulengos, Grupo Poesia Potiguar & Cia, Lumiart Iluminação e Cia. Empório Dell'art. 
No momento foram discutidas as estratégias para arrecadação de recursos financeiros que visam o pagamento dos músicos, banda de frevo, e outros custeios inerentes ao projeto. Foi ressaltada a necessidade do empenho de todos para o sucesso desse empreendimento cultural que objetiva a retomada do carnaval tradicional voltado para  família e diversão responsável a muito esquecida.  
Diante da seca e a impossibilidade do poder público investir nos festejos carnavalescos, esse é o momento da população se organizar e propor um carnaval diferente aos modelos predominantes em voga, que pouco contribui com a dignidade do indivíduo

    

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

EXPOSIÇÃO DE ESCULTURA EM PEDRA SABÃO


O Espaço Avoante de Cultura se iluminou nesta sexta feira para receber a comunidade de Currais Novos que compareceu em grande número para apreciar os trabalhos artisticos elaborados no Curso de Esculturas em Pedra Sabão realizado pela Associação Avoante de Cultura,  patrocinado pelo Programa BNB de Cultura/parceria BNDES 2012, coordenado pelo artista plástico Paulo Herôncio e ministrado pelo escultor curraisnovense Alexsandro Oliveira. Contamos entre outros com a presença de Wescley Gama e Iara Carvalho do grupo Casarão de Poesia, Mamafrei  e Victoria do grupo Poesia Potiguar & Cia., Ronaldo da Silva do grupo Caçuá de Mamunlengo, Pe. Welson da paróquia de Sant'Ana, João Gustavo vice prefeito, Tercia Lêda secretária de saúde, Celso Cruz secretário de turismo, o diretor Marxwel diretor da Escola Municipal Cipriano Lopez Galvão e amigos  apreciadores das artes, tudo acompanhado pela boa música do Grupo Som do Brasil.


Grupo Som do Brasil


Wescley da Gama e o pequeno Iago tendo uma experiência estética significativa

Aparecida Thiago conduzindo o cerimonial



quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

EXPOSIÇÃO DE ESCULTURA EM PEDRA SABÃO

O Espaço Avoante abre suas atividades de 2013 com a mostra dos trabalhos realizados pelos alunos do Curso de Escultura em Pedra Sabão realizado pela Associação Avoante de Cultura e patrocinado pelo programa BNB de cultura, parceria BNDES e Governo Federal. O curso contou com duas turmas uma Avoante e outra no povoado Totoró e foi  ministrado pelo escultor Alexsandro Oliveira que teve sua formação artística nos cursos de desenho e pintura desenvolvidos pelo artista plástico João Antonio na década de 1990,  no Caic de Currais Novos.
Trabalho de aluna da comunidade rural Totoró
Esse evento tem a marca do movimento civil organizado de cultura que através de atividades culturais tem apresentado respostas positivas às problemáticas sociais local. Isso se dá, principalmente, devido a preocupação com o caráter  transformador presente na arte, no que se refere ao desenvolvimento da capacidade sensível, intelectual e criativa de nossos cursistas. 
Convocamos a comunidade em geral para prestigiar e fortalecer nossas iniciativas culturais, compareça a Exposição de Escultura em Pedra Sabão no dia 18 de janeiro, às 19h30min no Espaço Avoante de Cultura, localizado uma rua antes da frente do Caic, Rua Major Felizardo, 56, bairro Manoel Salustino, Currais Novos-RN.


sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

POLÍTICA


LENDA RETIRADA DO LIVRO SAGRADO DO BOM SENSO

Trecho: “O Gatinho Maracajá Sambudo na "cova" do leão”

16 Então o rei mercador deu ordem, e trouxeram o Gatinho Maracajá Sambudo para junto do leão para ocupar o mesmo espaço, devido à contenção de despesas no seu reino. Ora, disse o rei ao Gato: Não temas, vocês são da família dos felídeos, logo, se entendem, compartilhem o que vocês têm em comum.

17 E a porta foi fechada; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus grandes, para que no tocante ao Gatinho Maracajá Sambudo nada se mudasse.

18 Depois o rei se dirigiu para o seu palácio, e passou a noite em jejum fazendo cálculos; e não foram trazidos à sua presença instrumentos de música, nem bailarinas, nem foi feitas performances poéticas, os artistas tinham mais o que fazer, e foi quando percebeu que fugiu dele o sono e outros atributos.

19 Então o rei, descompassado, ao romper do dia foi com pressa à cova do leão.

20 E, chegando-se à cova, chamou pelo Gato Maracajá Sambudo com voz triste; e disse o rei ao Gato: Ó Gato, servo da Cultura, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te do leão? Xanim, xanim. Vem cá eu não vou te machucar mais. 

21 Então o rei entristeceu, nenhum miado se fez ouvir. Sua vida, então, emudeceu, perdeu o sentido  humano, de olho teso nos cálculos, no quantitativo dos números ao infinito. 

22 Sentia falta dos músicos, da literatura, enfim, da arte, mas não sabia porque. Esta equação não conseguia resolver, o rei mercador não percebia o erro que cometeu na subtração feita na qualidade de vida.

João Antonio Macambira 

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

EXPOSIÇÃO DE ESCULTURA

APRECIE OS TRABALHOS DESENVOLVIDOS NO CURSO DE ESCULTURA EM PEDRA SABÃO, MINISTRADO PELO ESCULTOR ALEXSANDRO OLIVEIRA.

 

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

TRANSMISSÃO DE CARGO




Ao longe a banda de música anunciava a proximidade das devidas autoridades, entoando uma marcha, floridos necessários para o momento. A população se aglomerava em torno da praça cívica de Currais Novos, esperando a chegada do futuro prefeito Vilton e vice João Gustavo para solenidade de transmissão de cargo. A chegada foi triunfal, gritos, palavras de ordem, refrões de músicas deram o tom emocional para aquele fato histórico. Por uma questão de ordem e fatores da matemática, da comitiva que chegava se fez visto primeiro o ex prefeito Zé Lins que ergueu os braços num gesto esfuziante, vibrando junto com o povo, em seguida entraram os demais. Não pude apreciar tudo com exatidão, pois conseguia ver apenas alguns recortes do que sucedia a minha frente, isso, por entre as brechas da multidão. Às vezes, recorria ao telão, as minhas costas, onde exibia uma imagem borrada do evento, mas, apesar de tudo, dava para ouvir com relativa clareza o cerimonial. Nesse item posso fazer alguns outros comentários, dentro do permitido para ocasião. Como destacar o uso do descontrole emocional com choros e palavras exasperadas, gritadas, para dar o tom do discurso, contagiando os presentes, cito também, a narração de fatos da vida privada com a intenção de gerar certa cumplicidade humana capaz de emocionar. Acredito que até aí não chega a causar surpresa, nem espanto, é o tom comum, usado frequentemente nos discursos dos que professam ser políticos, convencer a qualquer custo. Entrando no finalmente, fomos premiados com a esperança, com o discurso sério, sem arroubos, centrado nos compromissos assumidos do prefeito Vilton Cunha e do vice João Gustavo.
Bem, resta uma informação relutante: o ex prefeito, da gestão que terminava, não compareceu para fazer a transmissão do cargo, mandou uma representante que ao indagar se poderia proferir um discurso foi informada que não seria possível, pois o mesmo pedido tinha sido feito na transmissão anterior, quando, na ocasião, eles não deram espaço para que isso tivesse acontecido, aplicação da velha lei do Talião. Terminada a solenidade todos se dirigiram para o palácio do governo.
Claro, esse apanhado é uma impressão pessoal, imprecisa, filtrada da realidade, portanto, algumas coisas ainda estão sendo processadas, se não me engano alguém cantou o hino do município no início...