quarta-feira, 30 de maio de 2012

SHOW DE KHRYSTAL




Khrystal de volta a Currais Novos com o seu novo show junino: caldeirão de mitos em homenagem a Luiz Gonaga e a outros grandes nomes da música
nordestina

SENHAS, R$ 10,00, ANTECIPADAS NA ÁGUA DE CHEIRO, DOM TOSCANO E DONA LU

SOBRE TEATRO - 01



A UNIDADE


Quando se vive um papel, o ator deve está integrado inteiramente ao contexto da realidade criada. Segundo Stanislavsk, “Representar verdadeiramente significa estar certo, ser lógico, coerente, pensar, lutar, sentir e agir em uníssono com o papel.”

Criar uma vida interior para personagem requer veracidade, para isso é necessário tomar emprestado nosso acervo de experiência humana e adaptá-la, encarnar essa outra pessoa, a personagem. A nossa natureza humana assinala uma relação de causa e efeito. O comportamento humano está integrado às causas profundas, vinculadas aos sentimentos que agem como modelador de nossas motivações e vontade. Desse modo, um personagem deve está em “uníssono” numa composição humana plena.

Quando isso não ocorre percebemos a desagregação dos elementos que o compõem, tornando-os independentes. O corpo e a fala não se relacionam em consonância, pois o texto se utiliza de malabarismos demonstrando virtuosismos exagerados criado pela necessidade do ator. Empregos de recursos de entonação artificiais que não sustentam a verdade a qual a personagem necessita: agir segundo o que está sentindo. As partes compositivas acontecem em planos paralelos se destacando individualmente, adquirindo vida própria desconectada do todo. E tudo isso pode ser multiplicado quando o figurino, maquiagem, cenário e iluminação não correspondem à verdade criada, não fluem num corpo, num sistema orgânico em que as partes são interdependentes no sentido das necessidades preementes do existir.

A plateia é um detector importante para aferir o resultado proposto pelo espetáculo, pois a receptividade do espectador se dá pela sinestesia criada a partir da relação experimentada ao aceitar os referenciais criados da verdade apresentada. Introjetados e entendidos os sinais expressivos de que se reveste a linguagem, esses entram em consonância com os parâmetros vivenciais do espectador, confirmando através do sentir a sinceridade da personagem quanto à fidelidade com o sentimento que se reveste, se é verdadeiro.

Corpo, gesto, texto, fala, maquiagem, figurino, luz, a história da personagem, etc. devem ser um só, movidos por uma intensidade viva, vida interior do espírito humano, que justifica a causa que impulsiona qualquer ação, gesto, modelação emocional da personagem. Logo, todas as partes que compõe uma criação devem obedecer ao critério de unidade.

João Macambira  

sexta-feira, 25 de maio de 2012

FOTOGRAFIA




OFICINA INTERMEDIÁRIA DE FOTOGRAFIA
Proponente: Max Pereira
Data: 09 e 10 de junho (sábado e domingo)
Carga horária: 15 h
Local: Casa da Cultura Popular de Caicó ( Sobrado Pe. Guerra)
PROGRAMA
Sábado - 8h30min - 12h00
8h30min - 10h00 
Apresentação de fotos dos alunos ( entre 5 - 10 fotos dependendo do número de inscritos) 
10h00
Tipos de câmera - Comandos de velocidade/abertura/ISO
Exercício de retrato
Apresentação de resultados
14h00 - 18h00
Velocidade x Abertura - Aprofundamento
Exercícios práticos
Usos de flash - Embutido/Externo/De estúdio
Exercício Prático
Apresentação e comentário de resultados
Domingo  8h30min - 12h00
8h30min - 12h00
Composição 
Gincana Fotográfica (Mini-expedição com temas pré-definidos):
14h00min - 18h00
Análise e apresentação dos resultados da gincana
Noções de Photoshop para fotografia digital

Valor: R$ 50,00

terça-feira, 22 de maio de 2012

TEATRO



A CIA. EMPÓRIO DELL'ART apresentou no dia 19 e 20 de abril, no Espaço Avoante de Cultura, a peça "Contos, Cantos e Encantos do Reino de Palmerá" com casa lotada no sábado. Nesta segunda apresentação ocorreram algumas mudanças, entre elas a participação da atriz estreante Cris Flores. Como em toda peça de teatro as apresentações são fudamentais para ajustar os pormenores em cena, adequando-se à receptividade da plateia, nesse sentido, podemos  perceber avanços significativos na interpretação de Adriano Nunes e outros atores. Os recursos em cena foram bem utilizados criando uma relação do teatro de rua e, palco.
A Cia, agora, seguirá em turnê por outras cidades. 
Vejam as fotos da apresentação do domingo, dia 20.


  















E NO JARDIM DAS DELÍCIAS DO DESGOVERNO DE ROSA CARNÍVORA, ELA AVANÇA NA BRINCADEIRA SEM GRAÇA







Impressiona a regularidade com que o Governo do Estado vende “gato por lebre”, insiste na propaganda inverídica e brinca com números, além de deixar a sociedade à própria sorte. 
Confira.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

ESPETÁCULO DE TEATRO NO AVOANTE



ATENÇÃO! Em virtude de adequação de agenda o dia 18 não haverá apresentação
ficando as datas de 19 e 20 (sábado e domingo)como mostra o novo Cartaz acima. 

Novo espetáculo da cia Empório Dell'Arte, uma história de trancoso de um reino nas terras do seridó. 
Uma moça chamada Mariana, descobre em meio as coisas do pai um belo anel que esconde todo o segredo do perdido Reino de Palmerá, agora não há mais como voltar atrás e nem como fugir do destino; é preciso desvendar todos os mistérios e reconquistar a felicidade d
o Reino, você está disposto a entrar nessa viagem?

Senhas antecipadas na Água De Cheiro Currais Novos pelo preço promocional de 8 reais inteira. Senhas de estudante serão vendidas na bilheteria do teatro no sábado a partir das 18h30min.

Cia de teatro Empório Dell'Arte
(84) 8836 6628/ 9911 2008

quinta-feira, 10 de maio de 2012

AUDIÊNCIA PÚBLICA


LUTA PELA INSTALAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SERIDÓ - UFSER.
Filarmônica de Cruzeta, maestro Bembem Dantas.

CARTA ABERTA DE BEMBÉM DANTAS - UNIÃO DAS BANDAS DE MÚSICA DO RN / AMUSIC-RN 

Caros amigos e amigas,


A discussão e encaminhamentos para a  implantação da UFSER ( Universidade Federal do Seridó ), se encontra em processo avançado. A, viabilidade e possibilidade de se concretizar, está muito próxima.
 Nossa presença nesse evento é de suma importância, se realmente queremos continuar lutando pelo engrandecimento das nossas Bandas de Musica, pela musica e pelo desenvolvimento da nossa queridíssima região do seridó. Os cursos de musica para atender a essa região, que ao longo do tempo tem se projetado pela sua musicalidade,  haverá de ser incluso nesse projeto.
 Lembramos que na atualidade cerca de 3.000 músicos e estudantes de música atuam no seridó nas 25 Bandas de Musica e suas "Escolas”. Outras centenas praticam ou sobrevivem da  arte musical. Com a obrigatoriedade da musica ser disciplina obrigatória no currículo escolar, muitas vagas serão abertas e não existirá mão de obra especializada para atender essa demanda.
Portanto nossa presença nessa audiência publica será de grande importância para podermos demonstrarmos nossa organização e força, frente aos nossos objetivos e pretensões, que são em prol da educação, da cultura e da arte.Acreditamos que o curso de musica para nossa região, se torna uma questão de CIDADANIA.
Esperamos a compreensão e o esforço de todos e todas par se fazerem presentes.
Sexta feira 11/05/2012, 10hrs. ( ANEXO )
Bembem Dantas

União das Bandas  de Musica do RN - UNIBAM-RN
AMUSIC-RN

PS: De antemão agradecemos e parabenizamos a direção da Camara Municipal de Caicó e demais organizadores do evento pelo convite, que implica no reconhecimento da importancia das Bandas de Musica no processo de desenvolvimento da região do seridó e sua indentidade cultural.
Venha, participe! Nesta Sexta feira 11/05/2012, 10h na Câmara Municipal de Caicó. Abertura com concerto da Filarmônica de Cruzeta.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

HQ PUBLICADA EM 2001



SEGUE HQ INSPIRA NA MÚSICA "GENI"









COMENTÁRIO:

Apesar da história registrar a separação da igreja do Estado, ainda estamos esperando chegar nos currais esse dia auspicioso. A esse Estado dá-se o nome de laico que trata seus cidadãos por igual, garante a liberdade religiosa e filosófica se resguardando do controle e a interferência religiosa em questões de controle político.
É evidente o trato que o poder local dispensa a religião dominante, percebido nos discursos religiosos vigentes. Sendo notória, tambem, a distribuição de cargos administrativos aos seus representantes, configurando-se, desse modo, em incubadora de grupo político local.   
No cerne da questão está a ilusão do poder: religiões e grupos políticos, que no nosso município são representados por grupos familiares, impõem-se como absolutos. Como ilustração dessa realidade, ainda ecoa na minha memória um refrão cantado em procissão que dizia: “Piriri, piriri, é Sant’Ana em passeata, piriri, piriri é Sant’Ana ninguém empata”. Quantas festas do agricultor vimos alas de políticos montados em seus cavalos, ou vice e versa. E a Festa de Santana? Quem não já se incomodou com os sermões religiosos recheados de orientação política?
Desse modo, “Trilha Sonora”, HQ de 2001, baseada na música “Geni e o Zepelim” de Chico Buarque de Holanda, ainda não saiu das top 10 do momento, tendo em vista que a abordagem a respeito do Estado/religião ainda causa controvérsias nos dias atuais. A sociedade aturde-se às forças espúrias oriundas das oligarquias coronelistas que maculam os princípios de democracia. Lembrando que o Estado laico nasceu com a revolução francesa com o ideário de “liberdade, igualdade e fraternidade” no século XVIII. Conceitos que são, em tese, defendidas pelas religiões, repositório da moral e dos costumes sociais, mas em sua grande maioria, na prática, não os aplicam. 
A constituição brasileira faz menção a Deus, contempla princípio de ordem transcendental e valores moral, conjugando-se com as tradições religiosas. O Estado, portanto, deve ser conduzido em uma relação de harmonia entre as partes, baseado na probidade e na justiça combatendo a intolerância, exploração e a corrupção. Sentido que não encontra ressonância  com as posturas política/oligárquica/religiosas local.