quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

TRANSMISSÃO DE CARGO




Ao longe a banda de música anunciava a proximidade das devidas autoridades, entoando uma marcha, floridos necessários para o momento. A população se aglomerava em torno da praça cívica de Currais Novos, esperando a chegada do futuro prefeito Vilton e vice João Gustavo para solenidade de transmissão de cargo. A chegada foi triunfal, gritos, palavras de ordem, refrões de músicas deram o tom emocional para aquele fato histórico. Por uma questão de ordem e fatores da matemática, da comitiva que chegava se fez visto primeiro o ex prefeito Zé Lins que ergueu os braços num gesto esfuziante, vibrando junto com o povo, em seguida entraram os demais. Não pude apreciar tudo com exatidão, pois conseguia ver apenas alguns recortes do que sucedia a minha frente, isso, por entre as brechas da multidão. Às vezes, recorria ao telão, as minhas costas, onde exibia uma imagem borrada do evento, mas, apesar de tudo, dava para ouvir com relativa clareza o cerimonial. Nesse item posso fazer alguns outros comentários, dentro do permitido para ocasião. Como destacar o uso do descontrole emocional com choros e palavras exasperadas, gritadas, para dar o tom do discurso, contagiando os presentes, cito também, a narração de fatos da vida privada com a intenção de gerar certa cumplicidade humana capaz de emocionar. Acredito que até aí não chega a causar surpresa, nem espanto, é o tom comum, usado frequentemente nos discursos dos que professam ser políticos, convencer a qualquer custo. Entrando no finalmente, fomos premiados com a esperança, com o discurso sério, sem arroubos, centrado nos compromissos assumidos do prefeito Vilton Cunha e do vice João Gustavo.
Bem, resta uma informação relutante: o ex prefeito, da gestão que terminava, não compareceu para fazer a transmissão do cargo, mandou uma representante que ao indagar se poderia proferir um discurso foi informada que não seria possível, pois o mesmo pedido tinha sido feito na transmissão anterior, quando, na ocasião, eles não deram espaço para que isso tivesse acontecido, aplicação da velha lei do Talião. Terminada a solenidade todos se dirigiram para o palácio do governo.
Claro, esse apanhado é uma impressão pessoal, imprecisa, filtrada da realidade, portanto, algumas coisas ainda estão sendo processadas, se não me engano alguém cantou o hino do município no início...


 

Um comentário:

  1. Como será esses quatro anos que vem ??? o que se esperar ??? algo novo se propõe ou continua a velha ideia que o asfalto e praças levaram Currais Novos ao progresso???

    ResponderExcluir