terça-feira, 25 de julho de 2017

LUZERNA EM TEMPOS DE GOLPE

"Mutilado"
Quem visitou a exposição LUZERNA, do artista plástico João Antonio, percebeu algo singular: a capacidade de emocionar. Ela leva o expectador a adentrar numa narrativa de seu próprio tempo. Muitos se reconhecem, emocionando-se. Dividida em três partes, a primeira intitulada "A Luz" é um convite ao visitante sentir a força das relações entre as pessoas, o lúdico e a cultura, arcabouço do tecido social, permitido pela liberdade, requisito básico da condição humana. Tudo permeado por luzes com predominância da cor amarela. A figura da lamparina que abre a exposição retorna como objeto, apagada, anunciando a segunda parte. Nesse momento a luz é suprimida, alijada, tomada de assalto, a liberdade é golpeada, destacamos os quadros "Mutilação"que faz uma alusão aos revoltados batedores de panelas e a pintura "Dita Dor", uma referência ao homem bicho que se alimenta de dinheiro, integrante da corporação monetária que articula o apagamento do ser humano. Mas, a resistência se dá. Munidos de lampiões e lamparinas se trava uma luta pela Luzerna, luz intensa, a retomada da luz expressa no trabalho "Sendeiro Iluminado".  A mostra de quadros termina com a "Liberdade" e "A Música". 

"Dita Dor"

  Mas a exposição ainda guarda outra surpresa, painéis pretos são destinados aos poetas, para que expressem os sentimentos provocados pelos trabalhos expostos. As poesias em papéis brancos vão invadindo a cor preta dos painéis, sufocando as sombras. 



A exposição vai estar aberta a visitação até o dia 29 de julho de 2017, iniciado às 19h 30. A partir do dia 30/07 a 05 de agosto, agendar horário na Casa de Cultura Popular de Currais Novos.          

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Abertura da Exposição LUZERNA


Na última sexta, dia 21 de julho, a Casa de Cultura Popular de Currais Novos foi o cenário de abertura da exposição de quadros LUZERNA, do artista plástico João Antônio, que volta a fazer uma exposição individual depois de muito tempo. O bom público que compareceu à Casa de Cultura teve a oportunidade de contemplar obras que provocam, dentre outras coisas, uma reflexão acerca do momento histórico pelo qual passamos. A exposição LUZERNA, que ficará aberta ao público durante o período da festa de Santana, é uma promoção da Associação Avoante de Cultura, com o apoio da Casa de Cultura Popular de Currais Novos e da Prefeitura Municipal de Currais Novos.  






 

quarta-feira, 12 de julho de 2017

EXPOSIÇÃO DO ARTISTA PLÁSTICO JOÃO ANTONIO

Está sendo aguardada com muita expectativa a nova exposição do artista curraisnovense João Antonio. Depois de muitos anos sem fazer uma mostra individual de seus trabalhos, ele se sente motivado a retomar esse ofício, principalmente devido a conjuntura sociocultural e política que vivemos que cativa respostas provocativas às problemáticas oriundas deste contexto. No dia 21 de julho de 2017 seremos abduzidos pela "LUZERNA", título da exposição, pelos desvarios dos "luzileiros" empunhando suas lamparinas para vencer as mentes sombrias que avançam sem serem convidadas à celebração da vida.
Compareçam e venham fazer parte dos clarões da linha de fogo, luzir a mente neste sendeiro de contravenção. 
Tudo isso acontecerá a partir das 19h 30 na Casa de Cultura de Currais Novos/RN.