sábado, 21 de fevereiro de 2015

Cordel conta a História dos Movimentos Populares de Carnaval em Currais Novos


Resultado de uma parceria entre o poeta, artista plástico e cantor Adriano Santori e a Associação Avoante de Cultura, o cordel "O Carnaval Popular de Currais Novos: uma história de resistência" apresenta a trajetória do movimento popular de carnaval de nosso município a partir da década de 90. Movimento esse que surgiu através da iniciativa do gestor cultural Jeferson Fernandes, tendo nos arrastões o formato de carnaval popular escolhido por ser democrático e viável para as comunidades mais desfavorecidas. O cordel destaca a proposta cultural desse carnaval, que sempre visou valorizar a história e a identidade cultural local através das músicas e alegorias que integravam os arrastões, além do propósito de agregar uma consciência crítica ao movimento diante dos problemas sociais existentes. O cordel foi lançado durante o carnaval e esta sendo vendido ao preço de 2,00 reais. Toda a renda será destinada à continuidade desse movimento cultural e quem desejar adquiri-lo pode entrar em contato com algum dos membros da organização do Arrastão do Boi.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Bonecos gigantes da Associação Avoante estreiam no carnaval 2015


Nesta quarta feira, 11 de fevereiro, os bonecos gigantes da Associação Avoante de Cultura fizeram sua estreia em 2015, no carnaval social da cidade de Acari/RN. Promovido pela Prefeitura Municipal de Acari, o Carnassocial contou com pit stop educativo, orquestra de frevo, os bonecos gigantes da Associação Avoante de Cultura e claro a alegria do folião acariense.  Esse foi só o aquecimento para os quatro dias de Arrastão do Boi e Arrastão da Gorete quem vêm por em Currais Novos/RN.




domingo, 1 de fevereiro de 2015

Arrastão do Boi 2015 - A volta do Arrastão da Goretti


Desde 2006 sem participar do carnaval de Currais Novos, o Arrastão da Goretti já começa a ensaiar seu retorno para 2015. Criado em 1991, o Arrastão da Goretti passou a sofrer, já a partir do seu segundo ano, com o descaso das administrações públicas em relação às manifestações populares. Para esse retorno em 2015, o bloco do bairro Santa Maria Goretti contou com o apoio da Associação Avoante de Cultura, que custeou a recuperação de alguns instrumentos musicais do bloco.

A boneca Goretti
Neste domingo, primeiro de fevereiro, mais uma manisfestação em prol do Arrastão do Boi 2015 foi realizado, desta vez no bairro de Santa Maria Goretti. O evento contou com a apresentação do grupo Caçua de Mamulengos, o bingo de um aparelho de som e as voltas da charanga do Renatão e a da boneca Goretti. A partir desta semana as camisas do Arrastão do Boi 2015 devem começar a ser vendidas.