Lucas - 14 anos |
O Laboratório de Artes Plásticas do IVP, Escola Estadual Instituto Vivaldo Pereira, teve início em 2012. Nele, o artista plástico João Antonio, integrante da Associação Avoante de Cultura, vem ministrando aulas de formação na linguagem plástica para os alunos daquela instituição de ensino.
Em princípio, são vistos no curso noções básicas de desenho de observação, gradação tonal, desenho de objetos, luz e sombra, perspectiva linear, paisagem, composição, pintura a óleo, desenho a pastel, retrato e desenho de figura humana. Tais conhecimentos instrumentalizam o aluno do laboratório com recursos técnicos, meios utilizados para articular as ideias. Após esse início, dá-se ênfase aos recursos expressivos da arte moderna, trabalhando a liberdade expressiva e as diversas formas de representação, esboço de sintaxe que permitem dialogar com mundo.
O nome escolhido como título da exposição reflete a preocupação do Laboratório em criar experiências que rompam limites para auto descoberta do ser criador. Os trabalhos que seguem são uma mostra desta intensão, partindo de objetos já estudados em desenho de observação, solicita-se ao aluno que estabeleça arranjos novos, relações que fujam dos padrões conhecidos.
Autor: Leiveison, 17 anos, estudo a pasteu seco |
Cobra Ferro, autor: Lucas, 14 ano, estudo a pasteu seco |