domingo, 24 de agosto de 2014

Espetáculo "Desaparecidos"

“Desaparecidos”, do Grupo Estandarte de Teatro, é um enfrentamento ao comodismo de um olhar limitado. Ela propõe fazer-nos perceber realidades que ignoramos, como o desaparecimento de crianças, uma realidade cruel em nossa sociedade.

Na peça, a representação segue a cartilha do necessário, nada está fora, sem a razão de ser, criando o ambiente para processarmos o conteúdo proposto. Ela nos oferece outras formas de olhar, de sentir, de representação para entendermos a vida. Nesse sentido, o Estandarte sempre foi feliz: aquilo acontece ou está ali não por fatores externos que o justifique e sim por ser inseparável a sua condição, esta, resultante da imersão ao tema. Essa coerência é compatível ao olhar aguçado dos criadores, de ver o que normalmente não se veria, e a capacidade de extrair das informações disponíveis recursos expressivos para criação da obra.


Uma boa obra de arte urge de imanência, pertencer-se, todos os elementos compositivos interagindo num sistema. Tal capacidade permite fluir, desencadear-se e materializar-se ante o espectador por meio de cenas e recursos cênicos diversos, objetivando a sua intenção. Nisso, temos o ritmo permitindo seu desenvolvimento, regulando o tempo para a apreendermos o que assistimos. Tais premissas são regras em “Desaparecidos” que conduz a atenção do espectador com maestria do começo ao fim do espetáculo. O cenário é o registro de uma realidade – pedaços de bonecas, brinquedos, caixas de papelão, sucata, oratórios, santos –  e assume a função de suporte para as personagens que interagem com ele, criando uma simbiose para falar-nos do tema de crianças desaparecidas. Apesar de ser baseada em fatos, a peça universaliza o sentido e as interpretações dos atores nos convencem, sentimos as personagens e a atmosfera criada na história.
Tivemos um dia muito feliz no Espaço Avoante de Cultura e queremos agradecer ao Grupo Estandarte de Teatro por esse momento impar. Também ressaltarmos o apoio da imprensa local e da Prefeitura Municipal de Currais Novos, através da Fundação Cultural José Bezerra Gomes, que vêm sendo parceiros de longa data.       
  


   


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário