sexta-feira, 2 de agosto de 2019

O poder e a cultura



Casa de Cultura Popular de Currais  Novos - RN
Durante a festa da padroeira Sant’Ana, 2019, pôde-se ver um movimento não oficial dos artistas curraisnovenses ocupando os espaços e criando outros para difundir a arte e assim empoderar a cultura, evidenciar seu poder de mobilização.

A Casa de Cultura Popular imponente retomou sua agenda cultural depois de uma temporada sem corresponder a sua condição estratégica de articulação junto aos artistas.  

Solar das Artes, C. Novos - RN
O Solar das Artes, espaço que estava fechado foi revitalizado após provocação dos artistas local.
E de onde menos se espera, inventa-se novos equipamentos: A Tenda Avoante, a tenda escultórica em forma de pássaro montada na praça Cristo Rei com a missão de levar a arte mais próxima a população.

Tenda Avoante na praça Cristo Rei Currais Novos - RN




Para o artista o nada é um convite para o inventar, negar o padrão dominante do não existir. E o seu poder encontra-se na sua capacidade transformadora e isso nossos ativistas artistas sabem e tentam marcar novas pautas no discurso do tempo e espaço da cidade.

Inserir-nos no cotidiano da cidade e tornar a arte necessária. Para isso precisamos ter uma agenda de atividades que caminhe junto com a rotina da cidade e que a população reconheça sua necessidade. Essa inserção permitirá que os munícipes cobrem do poder público a inclusão de atividades culturais em projetos de governo.  










Um comentário: