terça-feira, 25 de julho de 2017

LUZERNA EM TEMPOS DE GOLPE

"Mutilado"
Quem visitou a exposição LUZERNA, do artista plástico João Antonio, percebeu algo singular: a capacidade de emocionar. Ela leva o expectador a adentrar numa narrativa de seu próprio tempo. Muitos se reconhecem, emocionando-se. Dividida em três partes, a primeira intitulada "A Luz" é um convite ao visitante sentir a força das relações entre as pessoas, o lúdico e a cultura, arcabouço do tecido social, permitido pela liberdade, requisito básico da condição humana. Tudo permeado por luzes com predominância da cor amarela. A figura da lamparina que abre a exposição retorna como objeto, apagada, anunciando a segunda parte. Nesse momento a luz é suprimida, alijada, tomada de assalto, a liberdade é golpeada, destacamos os quadros "Mutilação"que faz uma alusão aos revoltados batedores de panelas e a pintura "Dita Dor", uma referência ao homem bicho que se alimenta de dinheiro, integrante da corporação monetária que articula o apagamento do ser humano. Mas, a resistência se dá. Munidos de lampiões e lamparinas se trava uma luta pela Luzerna, luz intensa, a retomada da luz expressa no trabalho "Sendeiro Iluminado".  A mostra de quadros termina com a "Liberdade" e "A Música". 

"Dita Dor"

  Mas a exposição ainda guarda outra surpresa, painéis pretos são destinados aos poetas, para que expressem os sentimentos provocados pelos trabalhos expostos. As poesias em papéis brancos vão invadindo a cor preta dos painéis, sufocando as sombras. 



A exposição vai estar aberta a visitação até o dia 29 de julho de 2017, iniciado às 19h 30. A partir do dia 30/07 a 05 de agosto, agendar horário na Casa de Cultura Popular de Currais Novos.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário