segunda-feira, 31 de março de 2014

CAUSAS DA MIGRAÇÃO DE ARTISTAS EM CURRAIS NOVOS

Nossa homenagem a Jack Leidson, artista que teve de migrar para outros cenários, Circo Crock, devido as condições desfavoráveis para desenvolver atividades teatrais em Currais Novos. Foto: performance realizada em 2013 em frente ao teatro municipal que está sendo construído desde de 2007. 


O romancista, poeta e ensaísta José Bezerra Gomes constitui um marco no que se refere à proposição de uma política pública cultural para Currais Novos. Foi dele a ideia de se criar um órgão de fomento a cultura em nosso município, que hoje se consubstancia na fundação cultural que leva seu nome. Nas páginas de seu romance de estréia “Os Brutos”, lançado pela primeira vez em 1938, Bezerra Gomes faz uma leitura crítica (ainda atual) da sociedade em que vive, inclusive apontando a insipiência das instituições culturais da cidade, como no capítulo 10 que trata da escola. Hoje, 27 de março, dia nacional do Teatro, faz-se pertinente refletir sobre a condição cultural do nosso município, denunciado pelo autor que expõe o descaso da sociedade para com a arte.
Um marco do teatro em Currais Novos é o movimento do Teatro de Rua protagonizado pelo grupo “Boca de Rua”, surgido na década de 80 e início de 90, após o qual o município enfrentou mais um período de inércia no que toca à produção teatral. O movimento do Teatro de Rua, com seu caráter popular, problematizou o imaginário referente à arte teatral e a ausência de estruturas para a prática cênica com sua radicalidade estética de ocupação do espaço urbano. Ganhos que parecem ter se perdido frente à lacuna temporal deixada pela não continuidade do movimento. O terceiro milênio chegou com a experiência dos autos religiosos em Currais Novos, que trouxeram com eles a noção do espetaculoso e linguagem apelativa, instituindo novos conceitos do fazer teatro que remetem a formas mais tradicionais do “teatral”, do exagero.
O cenário atual se caracteriza por uma estagnação acentuada dessa condição histórica no teatro em Currais Novos: precariedade de equipamentos físicos para o teatro – existe um teatro público inacabado desde 2007, um anfiteatro público subutilizado e com problema de acústica e o Espaço Avoante funcionando dentro de algumas limitações –, acompanhada pela ausência de políticas públicas de incentivo à produção teatral. Esses fatores geram uma produção teatral tímida, dotada de linguagem e expressividade a serem construídas. Para reverter esse quadro, torna-se necessário a prática, isto é, a produção que favorece o desenvolvimento expressivo.
É importante, portanto, se planejar ações gestoras para o teatro no nosso município, de maneira que se criem estratégias de manutenção dos produtores teatrais e políticas culturais voltadas para formação e estímulo a criação de grupos de teatro, considerando sua inserção no nosso contexto social marcado pelo modo de produção capitalista. Inserção que não se limite aos interesses mercadológicos, sendo marcada por um caráter transformador que satisfaça as necessidades de desenvolvimento do indivíduo e da própria linguagem cênica.
Outra meta a ser alcançada está relacionada à garantia de acesso ao público a peças de teatro, de forma que se promova o acolhimento da população no sentido de criar um entendimento e reconhecimento da relevância dessa linguagem artística para a sociedade. Acolhimento que venha a despertar a consciência estética para o teatro na terra d’Os Brutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário