segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

MURAL ARTÍSTICO DO ESPAÇO AVOANTE DE CULTURA

Alçar voo, se desprender do chão, ter o ponto de vista do alto, é essa a sensação quando subimos a rocha em que está encravado o Espaço Avoante de Cultura. O novo mural que está sendo confeccionado reforça mais ainda essa ideia. Sobressaindo por entre as ruas e telhados, clama a cada curraisnovense para lutar por uma vida mais digna, justa e criativa, contraponto ao capitalismo excludente que valoriza o isolamento do homem no nicho individualista do conforto material, referencial de realização plena do homem na sociedade atual.
O exercício da cultura passa por uma noção de coletividade, em que todos participam da construção de conhecimentos para serem compartilhados pela humanidade. A arte, atividade essencialmente cultural, quando voltada para o bem, é o chamado para nos desprendermos desse mundo limitado proposto por essa sociedade de consumo que reduz tudo a números de calculadora e o homem a uma mercadoria. 
Quando se olha do alto temos a visão mais ampla capaz de entender o nosso entorno, conhecermos mais o contexto para agirmos de forma estratégica e transformadora, a arte é esse instrumento. O Espaço Avoante de Cultura é uma ferramenta dessas que instiga, provoca e convoca os curraisnovenses a alçar voo, modificar as paisagens áridas de nossa cidade. 


   

Um comentário: