quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

AVOANTE, RETROSPECTIVA 2013


Depois de sua inauguração em agosto de 2011, o Espaço Avoante vem tendo uma agenda anual bem movimentada e eclética, cumprindo com seu propósito de fomentar a arte, a cultura, a produção local artística local e o intercâmbio com produtores de outras localidades. Durante todo o ano de 2013 foram vários eventos, de natureza diversa, produzidos ou apoiados pela Associação Avoante de Cultura, que confirmaram a importância do Espaço Avoante como um dos principais equipamentos culturais do município de Currais Novos e da região do Seridó.
Eventos que foram realizados no Espaço Avoante em 2013:
Em Janeiro, a Associação Avoante promoveu exposição de esculturas em pedra sabão, com trabalhos resultantes das oficinas realizadas com o apoio do programa BNB de Cultura, do Banco do Nordeste. Também participou do planejamento para o Carnaval 2013.
Em fevereiro, colaborou ativamente com o Arrastão do Boi em sua primeira edição. Sediou a abertura do projeto Francilúzio de Música Potiguar e Brasileira, criada pela Fundação Cultural José Bezerra Gomes, que teve em sua estréia um show da cantora Tânia Soares.
Em Março, a Associação Avoante promoveu a semana do teatro, com oficinas, intervenções artísticas na rua e apresentações no Espaço Avoante, com destaque para os espetáculos “Roliúde” e “Terra Mãe”. Também sediou o show do grupo natalense Rosa de Pedra, no dia da poesia promovida pelo Casarão de Poesia. Também participou ativamente das articulações para a criação do Conselho Municipal de Cultura, ocupando, inclusive, lugares no referido conselho.
 
Em abril, sediou o segundo encontro do Projeto Francilúzio, com o show de Lêne Macedo e Ricelle Russ.
Em maio, sediou o terceiro encontro do Projeto Francilúzio, com o show de Clara Meneses. 

Em julho, a Associação Avoante lançou o projeto Semearte de Desenho e Pintura 2013, com aulas no Espaço Avoante. Também participou ativamente da Conferência Municipal de Cultura realizada na AMSO. 
Em agosto, a Associação Avoante realizou, durante as comemorações do 2º aniversário de inauguração do Espaço Avoante, a 1º revoada de Quadrinhos de Currais Novos, que contou com a participação de quadrinistas curraisnovenes e natalenses, além da grande presença do público. Evento que teve como marca o intercâmbio entre produtores potiguares.
Em setembro, lançou a oficina de escultura em pedra sabão, participou da oficina “Cultura 2014, promovida pelo Minc e Câmara de vereadores de Currais Novos, que objetivava orientar os produtores culturais quanto aos projetos cultuais destinados ao contexto da Copa do Mundo de Futebol em 2014.
 

Em outubro, o Espaço Avoante sediou o show da cantora curraisnovense Jarlene Maria “Cheiro de saudade” e o espetáculo de dança “Rio Cor de Rosa, promovido pela Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão. O Espaço Avoante também foi cenário do lançamento de "SERIDOLEDAS", mais novo trabalho musical de Wescley Gama.

Em novembro, a Associação Avoante promoveu a exposição Expansão do Olhar, com trabalhos dos alunos do Laboratório de Artes Plásticas do IVP, durante a IV Mostra de Cinema de Currais Novos, realizada na Escola Estadual Prof. Humberto Gama. Também sediou exposição de mamulengos, resultado de oficinas promovidas pelo Grupo Caçua de Mamulengos.
Em dezembro, a Associação realizou mais uma edição da Exposição Expansão do Olhar, desta vez no Instituto Vivaldo Pereira. Realizou intercâmbio com artistas plásticos de outras cidades do Seridó e Sediou a 3º Temporada do espetáculo “Contos, Cantos e Encantos do Reino de Palmerá”, do grupo Empório Dell1arte, o espetáculo “Noite das Princesas”, promovida pelo Balé Ritimus e espetáculo de dança “Barbie e o Lago dos Cisnes”, organizado pelo CIVE. Em dezembro a Associação Avoante também iniciou as obras da pintura do painel lateral do Espaço Avoante.
 

Mural do Espaço Avoante de Cultura 7,5m  x 25m 

Nenhum comentário:

Postar um comentário