terça-feira, 15 de outubro de 2013

INCIDENTE GASTRONÔMICO, CURRAIS NOVOS - RN



Se existe um Olimpo só no mundo mítico, ontem em Currais Novos ensaiou-se um. Uma plateia composta de vários semideuses da música como: os maestros Bembem da filarmônica de Cruzeta, João da Banda secretário de cultura de Carnaúbas dos Dantas, André Vicente da orquestra sinfônica da UFRN, maestro Camilo Henrique de Santa Cruz e outros artistas do cenário cultural do RN assistiram o lançamento do projeto  Vinicius - Uma Canção pelo Ar... Projeto Parcerias Sinfônicas do SESC com a Orquestra Sinfônica da UFRN.

O ambiente estava propício para um bom espetáculo, apesar do espaço limitado destinado à plateia, que ficou restrita devido as mesas destinadas ao evento de gastronomia que acontecia simultaneamente. Isso, de certa maneira, restringiu o público, pois não tinha espaço para sentar e apreciar o evento musical, a não ser nas mesas ou atrás das barracas em torno do largo do Tugstênio.

Logo no início um incidente, ou performance de protesto aconteceu. Não estava previsto se considerarmos uma leitura superficial, mas o fato é que existe uma causa profunda para tal. Nosso inestimável artista curraisnovense  Francinaldo Moura se posicionou contrário que a banda de música Maestro Santa Rosa tocasse fora do palco na abertura do referido evento. Para os que acompanham a saga sofrida desta banda, patrimônio cultural do município, compreendeu sua atitude e aprovou.  E tudo estava bem à vista, a começar pelo um fardamento que não existia,  embora os Guarda Mirins do nosso município já tem o seu. Considerando também que o espaço não era suficiente para formação da banda, dispor os músicos.

Após este acontecimento, o Quarteto de Clarinetas Sons da Serra iria fazer uma execução acompanhado do percussionista Francinaldo Moura, o mesmo que referimos acima. Novo impasse se deu, o quarteto não se apresentou, pois foi exigido que Naldinho, o Moura Silva, o tal Francinaldo não se apresentasse, como retaliação, segundo informações dos participantes do quarteto.    

A seguir tivemos o espetáculo em homenagem ao centenário de Vinícius de Morais que tirando o cerimonial de abertura com as autoridades quase romanas no seu início e o cheiro de carne que não vinha dos anfiteatros romanos e sim das barracas em volta, foi inesquecível . As cantoras líricas surpreenderam pela capacidade de interpretação devido às condições técnicas do canto.  O espetáculo foi apresentado segundo as estações do ano, intercalado por interpretações de textos de Vinícius de Morais. O final, a apoteose, todos os cantores entram em cena fechando a noite com brilhantismo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário