quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Quem tem interesse de Cortar a energia da Secretaria de Saúde em Currais Novos?

Cortaram a energia da Secretaria de Saúde em Currais Novos
Uma matéria de má fé, link acima, tenta atingir a melhor secretária do município de Currais Novos a meu ver e da grande maioria das pessoas que conheço. Durante esta administração, Tércia Lêda, nossa secretaria de saúde, tem se destacado por fazer uma gestão eficiente e técnica, principalmente por conhecer profundamente o SUS. Ainda nem fechamos um ano da nova administração ela se destaca no primeiro escalão da administração pública atual e isto tem causado uma inveja danada. Ontem ao presenciar a inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ela foi ovacionada, demonstração do reconhecimento desta profissional que está acima dos interesses mesquinhos e eleitoreiros, uma técnica que ama seu trabalho e respeita a população, o usuário da saúde pública que precisa de serviços de qualidade. Ela sabe o que isso, sua origem não pertence a classe dos abastados, ricos, já experimentou o que é precisar do serviço público de saúde. Por conhecê-la desde quando foi minha aluna no curso de desenho me sinto na obrigação de defendê-la ante esta tentativa inapropriada e ingênua de denegri-la. Saibam que não sou só eu que a defenderei, mas todos que amam e são muitos.
Posso levantar alguns pontos sobre sua administração. Em sua gestão frente a Secretaria de Saúde foi inaugurado um Núcleo de Apoio a Saúde da Família, e o segundo está a caminho, conseguiu aprovar projeto com verba para reformar várias unidades de saúde e abertura de mais PSFs, posto da saúde da família. Todos os postos com médicos. Trouxe o Samu, serviço móvel de urgência para o nosso município. Aumentou a oferta, o número de  exames e consultas com médico especialistas de alta complexidade, aumentou o número de tipos de medicamentos oferecido de forma gratuita a população. Ninguém precisa mais dormir nas calçadas da unidade de saúde para conseguir uma ficha de atendimento.  Está para chegar uma unidade móvel de saúde para atendimento da demanda nas zona rural. Em breve teremos uma casa de apoio para os curraisnovenses que precisam ir a capital para tratar da saúde. Implantou o programa de academia na praça que já está funcionando, isto, entre as coisas que me lembro, em tão pouco tempo a frente da secretaria de saúde. Mas, o que incomoda  certos grupos políticos, tradicionais, que compõem, sempre, a administração pública é a competência da melhor secretaria de saúde do nosso municipio, a senhorita Tércia Lêda. E isto, porque, ela acabou com a mercantilização na saúde, isto é, impediu que pessoas de má  fé que se utilizam dos serviços públicos, apropriando-se das consultas, exames ou remédios para seus interesses eleitoreiros, coisas que todos viventes de Currais Novos sabem, cargos políticos são efetivados mediante esta prática nociva.
Se não pagaram as taxas de energia da secretaria de saúde, deve-se perguntar ao órgão responsável pela efetivação das faturas, encarregado por fazer os pagamentos de todas as secretarias. Por que a secretaria de saúde foi a única que não foi paga? Quem tem interesse nisso? O prefeito Vilton Cunha?  Tércia Lêda? O que se sabe é que os vermes, geralmente se alojam no miolo das frutas, talvez seja uma dica para resolver esse mistério. 
Se Vilton Cunha quiser ser lembrado como um bom administrador precisa fazer uma triagem em sua equipe, essa puxada de tapete é muito evidente e quem perde com isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário