quinta-feira, 11 de julho de 2013

ALÉM DO MATERIALISMO SUPERFICIAL

Nós vivemos em função de corresponder sempre às expectativas criadas pela sociedade. Estruturamos nossos dias, as atividades cotidianas e procuramos satisfazê-las em razão das exigências sociais.
Se nós vamos ao mercado comprar qualquer coisa, nossa atenção fica atenta a somente adquirir a mercadoria, como se todo o trajeto não passasse de uma simples tentativa para atender um objetivo.
Esta atitude reflete os condicionamentos impostos pela sociedade que considera os resultados finais das ações praticadas no mundo como a maneira de avaliar o sucesso da vida.
Obter um diploma, por exemplo, é importante, assim como ganhar uma competição, cumprir uma agenda, conquistar qualquer coisa, a vida está ritmada segundo os desejos que esperam ser atendidos, o seu sucesso está relacionado ao que se pode realizar. O germe dessa ideia se acha no racionalismo ocidental semeado em nossa sociedade.
Há algum tempo um grupo de amigos foram a um determinado lugar no campo para passar um fim de semana, na chegada, então, é convidado para um passeio: ir a uma mina abandonada. O anfitrião seguiu com o grupo na mata, depois de muito tempo, ele revelou que não se lembrava mais do caminho.
Em vista do senso comum, esta situação é uma frustração, uma vez que o tempo vivido nesse evento perdeu o seu sentido. No entanto, a vida não acontece em saltos, não é feita pelos momentos estáticos, ao contrário, é ininterrupta, todos os momentos fazem parte da nossa experiência de vida.
Nossas atividades diárias são automatizadas, enquanto os pensamentos, livres, ocupam-se de projetar expectativas futuras. Portanto, dificilmente sentimos o que estamos fazendo, a nossa mente está sempre repleta de sons que não fazem parte do momento vivido.
É preciso esvaziá-la e se conectar com aqui, vivê-la, senti-la em toda sua totalidade e quando conseguirmos respeitar essa diretriz, a vida se torna verdadeira realização. A performance de resultado não será mais a detentora do critério do viver, não restringirá a experiência do indivíduo, permitindo, assim, surgir o contentamento. O sentimento de vazio perderá o sentido, a vida torna-se plena, pois a ela nos conectamos e todo instante vivido passa a ter valor. 
Sobre esse assunto assista o filme Poder Além da Vida (click aqui)
que mostra o protagonista Dan Millman (Scott Mechlowicz), ginasta talentoso, diante de uma experiência que contraria o ideário construído para sua vida. Com apoio do misterioso Sócrates (Nick Nolte), desperta para importantes conhecimentos que o leva a ampliar sua relação com a vida. Retirando alguns clichês de filmes de lutas marciais, o filme contribui para algumas reflexões a respeito  do modo como nos adaptamos aos presupostos do mundo material. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário