quinta-feira, 6 de junho de 2013

ESPAÇOS PARA EXPOSIÇÕES EM CURRAIS NOVOS




Na última reunião da diretoria da Associação Avoante de Cultura foi discutida a falta de espaços adequados para a realização de exposições em nosso município. Assunto pertinente considerando as condições precárias que dispõe Currais Novos com relação a esse tipo de equipamento cultural.
Recentemente fui procurado para fazer uma exposição dos meus trabalhos na UFRN, Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (CERES), Currais Novos/RN, que não foi concretizada devido às condições estruturais do campus de nossa cidade. O impedimento se deu pela impossibilidade de furar as paredes com pregos, mas nos foi apresentada a alternativa do uso do cavalete. Surge, então, o problema principal: devido à dimensão dos trabalhos, de pequena proporção, existe o risco de que os cavaletes se incorporem à estrutura desses suportes, prejudicando uma orientação básica em uma exposição: o isolamento da obra que proporciona uma melhor fruição para seus consumidores. As superfícies planas, portanto, seriam mais propícias para as características de pintura que se desejava apresentar.
A UFRN de Currais Novos, importante centro de ensino de nossa região, será sensível ao nosso apelo e contornará esse problema, dispondo de uma sala para que os artistas plásticos possam compartilhar sua produção artística, isto é, produção de conhecimento, finalidade de toda universidade. 
Essa dificuldade do espaço minimamente adequado para realizar exposições é generalizada no nosso município. Numa outra oportunidade abordei Celso Cruz, Secretário de Turismo e Cultura, e expus o problema, ele se mostrou receptível e se comprometeu a apresentar soluções, principalmente considerando a proximidade da festa da padroeira  Sant’Ana, evento importante do calendário turístico de Currais Novos.
Visitamos a Câmara de Vereadores que possui um ambiente agradável, amplo, mas que em suas paredes foram afixados, fotos, informações diversas, restringindo o espaço ao acervo histórico daquela instituição.  Conversando com Leonor Guimarães, nossa interlocutora, esclarecemos da incompatibilidade de ocorrer uma exposição no referido lugar, pois haveria um desvio da atenção do visitante para o acervo disposto na sala.
O salão nobre da Prefeitura de Currais Novos já foi um local onde aconteceram muitas exposições, no entanto, é preciso ser revisto as condições de acessibilidade, painéis expositores, assim como a iluminação. Já a Casa de Cultura... está abandonada.
Esse assunto entrou em pauta, vamos ecoar a discussão: os artistas plásticos precisam de sala de exposições,  apoio logístico para exporem suas obras e os nossos munícipes, o acesso a arte. 

Por João Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário