segunda-feira, 18 de março de 2013

O DIA DA POESIA


 Uma tarde de magia! Nesta quarta-feira, 14 de março, o lançamento da revista Manga-espada marcou as comemorações do dia da poesia em Currais Novos. O evento foi realizado na sede do Grupo Casarão de Poesia, na rua Santo Antônio, teve o patrocínio do programa BNB de cultura/parceria BNDES e contou com participação de inúmeras pessoas, dentre produtores culturais, autoridades políticas e admiradores da arte. Na ocasião, foram premiados os vencedores do concurso de poesia promovido pelo Casarão entre os alunos das escolas públicas do município. O evento também contou com um recital poético do grupo Poesia potiguar & cia e uma homenagem à poetisa e animadora cultural Suetônia Batista. Por fim, cada presente recebeu gratuitamente um exemplar da Manga-espada.

Capítulo a parte, a edição de Manga-espada está encantadora, trata de um contato com um emergente desejo de compartilhar do sagrado cultural. Como um sorriso cheio de fiapos de manga por entre os dentes, uma produção cultural latente que fica entranhado em nós. A revista pulsa, consegue ter vida, pois é um ato contínuo de um fazer cultural. Ela seduz logo nas primeiras páginas na sessão Maniva "A raiz de um sonho", um texto que demonstra o quanto é prazeroso ler, a poetisa Iara Maria adiciona ao oficioso do comunicativo o doce da poesia. Mas, nada disso seria possível se as palavras não fossem perenes de vivência e paixão pelo que faz. Na sessão “Conversê”, abarcado sob a copa frondosa de um pé de mangueira, se destilam os perfumes de um sentir plural. O poeta e escritor Aldenir Dantas consegue, de forma clara e incisiva, fazer uma síntese das lutas travadas, das trincheiras levantadas ao longo dos anos no movimento cultural local e nos fala do que gostaríamos de dizer. Assim, vamos consumindo a manga, separando as sementes das letras e sons nas Bolandeiras, enchendo nossos Silos de esperança até chegar ao caroço, a semente.
Para encerrar esse dia, as 20h no Espaço Avoante de Cultura, tivemos a grata satisfação de ouvir o colorido abismal do som da banda Rosa de Pedra de Natal/RN. O grupo toma nossas matrizes musicais nordestinas, evidenciam a batida, acentuando a vibração, própria de nossa cultura. É inegável a riqueza da nossa cultura popular, manancial que permite uma abertura criativa, de combinações e conexões de elementos que nos leva ao inusitado e surpreendente.  Com acento das cantigas populares do coco, ciranda, embolado pela rabeca, baixo, guitarra e percussão, compõem o espectro da roseta musical do cenário contemporâneo da música potiguar, uma rosa de pedra a mais no nosso rosário musical.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário