quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O BOI DÁ AS CARAS



Recebendo os últimos retoques para os festejos carnavalescos, o protagonista do Arrastão do Boi está sendo preparado com todo o cuidado pelos artistas da Associação Avoante de Cultura.  
O Boi, símbolo do início da colonização branca, que marcou um ciclo econômico, o do gado, deu a origem ao nome da nossa cidade e foi personalizado numa alegoria que se encontra no Espaço Avoante de Cultura, onde é guardado desde 2005. O Boi Voador, como é chamado, destaca-se pelo seu caráter revolucionário, para ele não existe o impossível. No seu currículo consta a participação das greves sindicais dos professores, do cortejo do dia do teatro em 2012 em protesto a paralisação das obras do teatro municipal e, agora, vai homenagear o Bumba meu Boi do Trangola no carnaval de Currais Novos.  
Além de contribuir para afirmar nossa identidade cultural, o Arrastão do Boi é uma iniciativa dos artistas do movimento civil organizado de cultura do nosso município, fato que confirma a força das entidades culturais e sua capacidade de mobilidade social e política. Recado dado: a cultura não está desvalida, considerá-la é prudente em qualquer administração pública.  Se os grupos políticos ambicionam suas secretarias com todos os dentes o movimento cultural organizado também, mas, inovando, pensando a política de forma participativa e compartilhada. O Boi Voador, portanto, vai sair pela primeira vez no Arrastão do Boi, construindo um imaginário de luta e, cultural, reforçando os valores coletivos do nosso município.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário