segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

AS MARCAS DOS CURRAIS



A marca de uma prefeitura é um símbolo que deve representar um sentimento a respeito de um dado município. É comum recorrer aos profissionais do mercado para criá-la, uma atitude condizente com os padrões atuais administrativos. Geralmente, recorrem-se as agências de publicidades fora do município, um profissional distante da realidade vivida, que por não conhecê-la solicita alguns símbolos, informações, para utilizar no processo de criação. Em alguns casos, outro componente se insere como determinante para se chegar ao resultado final: “Fazer qualquer coisa, afinal trata de uns coitados que vivem lá no interior do Estado.” Gostaria de estar enganado.
Uma coisa que me intriga é subestimar a capacidade criativa de nossa gente, principalmente dos artistas plásticos de nossa cidade. Será que nós não somos capazes de criar uma logo marca? Será que passamos todo esse tempo ensinando desenho, pintura, escultura aos nossos jovens em vão? Será que os nossos profissionais não apresentariam outras propostas melhores, propostas que expressassem mais fielmente a alma do nosso povo. Onde está a dificuldade de saber que o artista plástico, daqui, é um profissional?
Isso nos leva a crer que a cidade não se conhece e não valoriza seu potencial criativo e humano. Um fosso enorme entre as classes sociais em Currais Novos, criado ao longo de sua história permitiu essa divisão. Uma cidade sem unidade, em que os referenciais que aferem  valores do que é bom ficam circunscritas a uma classe, uma elite abastarda que domina a política e que se espelha, como narciso, em modelos externos, pois o bom e o melhor não se encontra aqui, devido a uma mono ideia que subjaz em suas mentes: se nós, os “ricos”, não somos capazes imaginem os pobres.
Acredito que essas marcas combinam com nossa cidade.

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