quarta-feira, 28 de novembro de 2012

SECRETARIADO


E PARA FUNDAÇÃO CULTURAL JOSÉ BEZERRA GOMES VAI...
Entre o primeiro escalão da administração pública encontramos a Fundação Cultural José Bezerra Gomes, responsável pela política cultural do município que, de fato, nunca se concretizou no papel, isto é, nunca foi apresentado a população um projeto cultural escrito e discutido. Conhecida como o patinho feio, não é uma das convidativas para quem deseja assumir uma pasta na nova gestão.
No princípio a escolha do presidente dava-se através da indicação de três nomes que eram apresetados em um encontro de cultura, cabendo ao administrador do município decidir quem ocuparia o cargo. Por encaminhamento, sintonizado com a tradição conservadora, na gestão de Gilberto Lins mudaram o estatuto e tiraram a orientação democrática da escolha de seu representante. E assim permaneceu, até os dias atuais. Ninguém se manifestou nem os artistas e produtores culturais, acredito que devido à desorganização da categoria em questão.
Chamá-la de patinho feio é de certa maneira carinhoso ou generoso para os otimistas. Quem tomar a frente dessa entidade vai administrar eternos problemas. Terá o menor orçamento de toda administração, na categoria do irrisório, a banda Maestro Santa Rosa desestruturada, escola de música quase inoperante, biblioteca sem espaço físico e um museu sem estrutura física, ausência de laboratórios e corpo técnico minimamente exigido para mantê-los. Para, além disso, ainda contará com uma agenda de eventos e projetos que terão de ser desenvolvidos conforme a política cultural adotada, sendo que esta deve atender as necessidades de todo município, zona urbana e rural.
A expectativa para com a nova gestão é que ela venha resolver os problemas acumulados ao longo do tempo na área cultural.  Nesse sentido, dois nomes se cogitam entre alguns setores culturais como candidatos a presidência da Fundação Cultural José Bezerra Gomes, são eles: o ator e diretor de teatro Adriano Nunes e o artista popular, brincante de João Redondo, Ronaldo Gomes.  Mas, cabe ao movimento cultural organizado, produtores e artistas em geral participarem na construção desse espaço administrativo de relevância para todos os curraisnovenses, considerando principalmente a formação de nossos jovens.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário