sexta-feira, 8 de junho de 2012



Os gastos públicos em festas, enquanto as zonas rurais das cidades sofrem com a falta d'água podem estar com os dias contados. Pelo menos, é isso que planeja o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN), que nesta sexta-feira publicou uma recomendação para que todos os 138 municípios do Estado em situação de emergência devido à seca se abstenham de realizar festejos de São João.

CONFIRA. 


ENQUANTO ISSO URUPEMBAS SORRIEM DEPENDURADAS NOS POSTES DA CIDADE DE CURRAIS. 
O Forronovos, festival de quadrilha de Currais Novos, tem mostrado uma preocupação com a economia no item decoração, a qual não se enquadra aos demais outros. Somado a isso,  destacamos tambem a economia em inteligência. 
Já se tornou comum no nosso município uma postura própria de subdesenvolvimento, isto é, copiar iniciativas de outras cidades, principalmente dos centros urbanos maiores como Campina Grande, Mossoró, Gramado...  Representantes detentores do poder administrativo e privado se arvoram pelos recantos do mundo, "Oropa, França, Bahia", limitados de entendimento, achando que o poder lhes facultam autoridade de conhecimento. Mas, quando põem em prática o que pensam, se pensam, refletem a estreiteza das ideias, se houver alguma, pois copiar é reproduzir ideias dos outros. 
Podemos ainda considerar que tais procedimentos constituem um desrespeito com os produtores culturais e todos munícipes que tanto investem em conhecimento que é o maior patrimônio, riqueza que uma comunidade pode gerar. Espero que passando a festa junina, em plena seca, e quando chegar os festejos natalinos, não neve em Currais Novos nos desfiles temáticos e nas "audaciosas" decorações. 
Identifica-se a criatividade pela originalidade da ideia,  o uso do conhecimento para gerar o inusitado, articulando-os em novos arranjos, gerando o novo. O ser humano carrega esse germe criativo, no entanto, a sociedade desperdiça esse patrimônio quando nega o acesso ao desenvolvimento dos potenciais humanos. No caso, a produção de melhores ideias é relativa às oportunidades de educação e cultura, de experiência que leve à transformação, voltada para o pensamento produtivo e criativo.
Copiar ideias* é fácil e econômico no imediato e detruidor ao longo do tempo, cria dependência e atrofia o pensamento. Trata de uma prática que temos que evitar. Produzir nossas próprias ideias é uma atitude inteligente.
Em certos momentos resta-nos ainda parabenizar pelo esforço dos referidos detentores do poder, mas, não nos sentimos propensos a tal generosidade, seria encorajar erros que estão sendo perpetuados por não adotarem posturas mais democráticas e cidadã e de respeito à condição criadora do homem. 
*ressalvando a copia de modelos imprescindíveis que não somos capaz de produzir melhor, considerando as condições adversas, que não é o caso a que se refere o texto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário