quinta-feira, 10 de novembro de 2011

HQ-RN


QUADRINHOS POTIGUARES



CAPA: MOZART COUTO - 1985

OS QUADRINHOS
 Os quadrinhos, que para muitos, erroneamente, era mera diversão para criança, goza a algum tempo de grande prestígio no meio acadêmico, tornando-se objeto de estudo e respeito. Contribuem para isso o amadurecimento do quadrinho nacional, seja através de premiações dos brasileiros fora do país ou mesmo o bom momento que vive a nona arte. Exemplo disso é a quantidade de festivais e feiras de quadrinhos que acontecem pelo Brasil reunindo desenhistas daqui e de fora do país, aficionados e curiosos.
As grandes editoras têm investido pesado nesse aquecimento dos quadrinhos de olho no comprometimento educacional de professores e educadores visto que essa linguagem é um excelente recurso na formação de leitores críticos e perspicazes.
Cientes da importância dos quadrinhos, o Grupehq - Grupo de Pesquisa e Histórias em Quadrinhos, fundado em 1971 e em plena atuação na produção local de quadrinhos, lança o o quinto número da revista Maturi, edição patrocinada pela COSERN, através da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, da Fundação José Augusto. A revista, com 44 páginas (incluindo 16 em cores) Formato 28 cm x 20,7 cm. Reúne 7 artistas potiguares: Emanoel Amaral, Gilvan Lira, Luiz Elson, Carlos Alberto, José Veríssimo, Victor Negreiros e Marcio Coelho.

O lançamento da Maturi nº 5 ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 10 de novembro de 2010, na Livraria Siciliano do Midway Mall, às 19 h.
Os artistas estarão autografando a revista que será vendida ao preço de R$ 5,00.
 

TRIBUTO 
A edição trás uma matéria sobre a figura de um dos mais importantes nomes do desenho potiguar: Emanoel Amaral, ele que é uma referência para todos que se dedicam a arte dos quadrinhos e da pesquisa. Além da estória sobre sua vida, destacam-se alguns trabalhos onde podemos ver sua virtuose no domínio da cor e do traço.




Nenhum comentário:

Postar um comentário