quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SOBRE O AVOANTE



O sonho Avoante

Por Edmilson Souza

A construção de equipamentos públicos de cultura tem sido objeto de reivindicação de ativistas e militantes culturais espalhados pelo Brasil. Esta luta tem encontrado eco em administrações populares, mas a realidade brasileira ainda é marcada pela inexistência de teatros e bibliotecas públicas na maioria das cidades.

Não são raros os casos onde a cultura ainda não é vista como elemento fundamental da cidadania plena, e a construção de espaços públicos de cultura ainda é vista como gasto desnecessário. Mesmo tendo consciência de que é dever do poder público o investimento em cultura, muitos brasileiros têm atuado para garantir o acesso à cultura, ainda que seja utilizando recursos próprios.

Em Currais Novos, no Estado do Rio Grande do Norte, temos um exemplo de que a vontade militante pode fazer e está fazendo a diferença. A cultura tem pressa e não pode esperar a boa vontade de governantes descompromissados. Nesta cidade o sonho de um teatro começou a ser gestado por João Antônio, um abnegado militante da cultura. Ele também não tinha tempo para esperar e resolveu começar a construção por conta própria. Nos anos 90 comprou um terreno e deu início ao sonho e às obras. Este sonhador poderia utilizar o seu modesto salário de funcionário público para melhorar a sua condição de vida, mas o verdadeiro artista estava preocupado demais com a transformação de vidas através da arte e gastou o pouco que tinha na construção do Teatro Avoante. E ele viu tijolo por tijolo, parede por parede o seu sonho ganhar forma. Quem vê aquele homem franzino e com dificuldade no andar, devido a problemas de saúde, não imagina que nele reside uma generosidade comum a um povo que tem como marca superar barreiras e desafios, muitas vezes tornando-se avoante para se desviar das dificuldades.

A participação e a solidariedade dos militantes da cultura está tornando possível a realização do que foi desejado, imaginado e planejado. No início, apenas na cabeça de João, mas depois se tornou sonho, projeto e esperança de militantes da cultura de Currais Novos. Ao visitar o local no início do mês, pude sentir exatamente o que é o significado da palavra militância cultural: ao ver João no meio da platéia ainda sem cadeiras, falando de forma pausada sobre tudo o que ele pensa para aquele lugar. Foi impossível não me emocionar. Tive a certeza de que mais do que um prédio, ali está sendo construída a possibilidade de se continuar sonhando.

A construção do teatro não conta com nenhum apoio financeiro ou material do poder público. Tudo o que foi construído até agora veio dos próprios recursos de João Antonio e de amigos que acreditam no sonho de ter o Avoante funcionando em breve.

O Teatro do Espaço Avoante é um sonho antigo de João Antonio, um militante da cultura daquela cidade, que nos últimos anos tem dedicado a sua vida a construção deste que será um importante espaço destinado à cultura e à cidadania, que servirá não somente a cidade onde ele está sendo construído, mas também como uma referência para as cidades do entorno.

Nos últimos meses os amigos do Espaço Avoante iniciaram uma campanha de doação de cadeiras para utilização na platéia do teatro, e você também pode participar deste projeto fazendo sua doação através da página www.culturaavoante.blogspot.com.

A experiência de Currais Novos deve servir como exemplo para todos aqueles que acreditam que, através da cultura, podemos transformar realidades e superar obstáculos na construção de uma sociedade onde continue sendo possível sonhar coletivamente.

*Edmilson Souza - vereador na cidade de Guarulhos (SP) e Secretário Nacional de Cultura do PT

Um comentário:

  1. Parabéns pelo início das apresentações ao público! O Espaço Avoante de Cultura veio para ficar!!!!! Após 18 anos de luta o Avoante agora já é de maior e ninguém pode impedí-lo de ser feliz!

    ResponderExcluir