terça-feira, 5 de julho de 2011

ENCONTRO CULTURAL


ENCONTRO REGIONAL DO SETORIAL DE CULTURA

        Sábado, dia 02 de Julho, em Currais Novos, aconteceu o Encontro Regional do Setorial de Cultura do PT-RN. Estiveram presente entre outros o Secretário Nacional de Cultura do PT e vereador de Guarulhos-SP, Edmilson Souza; o gestor potiguar Fábio Lima, membro do Coletivo Nacional de Cultura do PT e Chefe da Representação Regional do MinC no Nordeste (RRNE/MinC) e  Naldinho Freire, músico, militante da Cultura em Alagoas e Representante da FUNARTE no Nordeste.
      Após visita ao Espaço Avoante de Cultura e o Casarão de Poesia, o encontro instalou-se no Auditório do SINTE-RN. O evento contou com a presença de lideranças do movimento cultural, representantes das ONGs Casarão da Poesia, Associação Avoante de Cultura, Associação Curraisnovense de Música, grupo Caçuá de Mamulengo, dos vereadores Odom Junior de Currais Novos e José Adenilson de Carnaúba dos Dantas, que estava acompanhado de significativa comitiva de artistas carnaubenses. Prestigiaram também professores, militantes e dirigentes do PT.        
     Os trabalhos tiveram início com a pauta de discussões do evento, em que foi abordado a importância do Setorial de Cultura do PT-RN, a conjuntura nacional, estadual e municipal. Destacou-se os avanços culturais conquistados no governo Lula, que descentralizou os recursos destinados à cultura, outrora concentrados em setores privilegiados do sudeste e sul,  tornando-se agora, acessíveis a todas as regiões do país através da política de editais. De forma unânime foi constatado o avanço da sociedade civil por estar em consonância com a política nacional. O mesmo não vem ocorrendo com o setor da administração pública local que não se ajustou, ainda, às políticas culturais vigentes, insistindo em adotar formas tradicionais e viciosas do fazer cultural.  Na oportunidade foi lembrado as obrigações do município em criar o Conselho Municipal de Política Cultural, do Plano Municipal de Cultura e do fundo Municipal de Cultura, condição indispensáveis para que se possa aderir ao Plano Nacional de Cultura – PNC (lei 12.343). Deste modo, os municípios devem buscar a assinatura do ACORDO DE COOPERAÇÃO FEDERATIVA DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA. Portanto, cabe ao movimento cultural procurar interagir junto ao poder público e comunidade para se buscar a atualização do município quanto às prerrogativas exigidas pelas novas preposições culturais nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário